São pessoas que precisam: Estar à frente das outras pessoas. Receber incentivo e admiração, assim como também de um foco onde concentrar sua forte vontade de expressar-se. Tolerância das pessoas com quem se relacionam por causa do temperamento explosivo.
Na melhor das hipóteses são: De mente aberta, filosóficas, conseguem enxergar longe, expansivas, otimistas, positivas, maduras e alegres. São também iluminadas e estimulam todos a dar o melhor de si. Generosas, sagazes e tolerantes.
Na pior das hipóteses são: Indiscretas, desconsideradas, se entediam rapidamente com assuntos sérios, erráticas, precipitadas, esquecidas, superficiais, distraídas, impacientes e descuidadas.
Quando pensam são: De mente bem aberta, aceitando todo tipo de situações e ideologias. Muito ágeis, aprendem rapidamente tudo com que entram em contato, podendo aplicar o conhecimento de forma prática, quando se sentem motivadas a fazê-lo. Idealistas e espirituosas.
Quando agem são: Honestas e versáteis, gostam de perceber que estão empreendendo algo novo. Têm uma tendência a perdoar as ofensas que contra elas são cometidas, mas quando perdem a cabeça o fazem com fúria total.
No trabalho são: Cooperativas e flexíveis. Têm visão do futuro e lábia para convencer outras pessoas. Se agarram rapidamente às oportunidades. Sabem encontrar alternativas para que as coisas sejam feitas, diversificando e podendo arcar com vários projetos ao mesmo tempo.
No amor são: Muito ardentes, mas preferem deixar de lado o casamento em virtude da tão amada liberdade. Quem queira relacionar-se com uma pessoa de sagitário haverá de levar em conta essa característica, deixando muito espaço, tornando-se dela uma amiga além de amante.
Signos que teoricamente combinam: Leão, Áries e Gêmeos.
Signos que teoricamente não combinam: Peixes, Touro, Câncer.
Os recém-nascidos: São vigorosos e sorriem com bastante facilidade. São muito inteligentes e não agüentam ficar quietos por muito tempo, agitando-se, resmungando, esperneando e fazendo o possível para atirar-se do berço. Quando estão com fome, com certeza a mãe saberá, pois os gritos são bem altos.
A infância: Destacam-se pelo rosto, que resplandece com sorriso aberto. As emoções estão à flor da pele, corando facilmente. São crianças francas e expansivas, que gostam de conversar. No colégio, são estimadas pelos professores porque aprendem rapidamente as lições. São muito travessas, arrumando sempre alguma forma de viver a vida com aventuras. Descobrem cedo a sexualidade e se apaixonam perdidamente por muitas pessoas.
A adolescência: Estão sempre de passagem, e comem muito, sem por isso engordar. Gostam de experimentar sabores diferentes. Dedicam-se a muitas atividades, que os colocam em contato com outras pessoas. Prolongam o máximo possível a época dos estudos. São muitas vezes insolentes e excessivamente rebeldes, tornando bastante difícil a vida dos professores.
As mulheres: São presenças marcantes, difícil deixar de notá-las, pois são exuberantes e vitais. Elas têm dois objetivos: agradar e ser notadas. São também muito ativas, empreendendo mil e um afazeres ao mesmo tempo, não conhecendo a palavra impossível, pois se elas desejam algo, dão por sabido que esse algo será conseguido. Por essa razão não aceitam os temperamentos frágeis. Quando finalmente descobrem que nem tudo pode ser conseguido, e que nelas mesmas há também algo de fragilidade, conhecem a depressão, saindo dela por meio de algum outro objetivo que as entusiasme.
A sexualidade feminina: Apaixonadas e extremistas. Gostam de seduzir, de sentir que estão dominando a situação, sabem muito bem como fazer para inflamar a quem lhes interesse, mas elas mesmas também acabam perdendo a cabeça nesse jogo. São imprevisíveis, seus pares nunca saberão se aquilo que elas gostavam antes continuará sendo bem aceito. Mudam subitamente do calor para a frieza, necessitando ser reconquistadas o tempo todo. Não gostam de rotina, e precisam de diferentes encenações para excitar-se.
Os homens: Contraditórios, gostam tanto da família ordenada quanto das aventuras que, se não atravessam o caminho deles, eles procurarão sem pudor. Em seus olhos está gravado o espaço infinito, aquele horizonte que ainda não foi conquistado, e eles tomarão para si a obrigação de desbravar. Vivem em tempo presente, mas pequenos detalhes, que tomam como sinais do destino, lhes servem para escapar da realidade, e ir para longe. Mas logo retomam o bom senso e colocam o pé no chão novamente. São acolhedores e bons negociadores, desde que não se lhes faça perder a paciência, quando perdem também todo senso sobre as regras da diplomacia.
A sexualidade masculina: Muito entusiasmados e exigentes, mas também flutuantes ao ponto de deixar as parceiras um tanto desnorteadas, sem saber se no momento seguinte estarão assim tão interessados nos folguedos amorosos como antes. A sexualidade não tem maior e radical importância na vida dos homens de sagitário, pois eles estão concentrados em muitos outros assuntos. A sexualidade é tratada por eles como um projeto, um algo que precisa se revestir de drama e intensidade.